O Consea-Ba estará presente na próxima plenária do Consea Nacional, em Brasília

5be12f26-1ef8-417f-9d2f-a6564a1ffb6c

O Consea-Ba será representado pelo presidente José Moacir na reunião plenária do  Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) para discutir questões relacionadas aos recursos hídricos no país. O encontro acontece na próxima quarta-feira (16), a partir das 9 horas, no Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília.

“Historicamente o modelo de desenvolvimento no Brasil, baseado no modelo do agronegócio exportador e em projetos de grande porte, tem forte relação com o uso da água e sua distribuição”, diz o documento final de um encontro sobre água e segurança alimentar e nutricional, que foi realizado no final de 2015 em São Paulo.

“A consequência [disso] é a contaminação de alimentos e da água superficial e subterrânea com agrotóxicos, antibióticos e dejetos animais”, informa o conselho. “Além disto, há uma distribuição desigual dos recursos hídricos, com o setor de irrigação respondendo hoje por 54% da vazão de retirada total dos recursos hídricos”, ressalta o documento.

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), na publicação “Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil”, o país está entre os dez países com a maior área irrigada do planeta, embora utilize menos de 20% da área potencial. Para se ter uma ideia, apenas a cultura da cana responde por 30% do total da área irrigada do país.

“A produção de alimentos saudáveis é feita primordialmente pela agricultura familiar e camponesa, pela pesca artesanal e pelos povos e comunidades tradicionais, que são responsáveis pela alimentação de grande parte da população brasileira”, assegura o documento do encontro temático.

Existe a percepção, entre os conselheiros da sociedade civil, de que grupos sociais vulneráveis, como agricultores familiares, indígenas, povos e comunidades tradicionais, pescadores artesanais e marisqueiras, ainda não têm garantido o acesso à água.

Serviço

Plenária do Consea debate o tema água
Dia: 16 de agosto (quarta-feira)
Horário: a partir das 9 horas
Local: Auditório do Anexo I do Palácio do Planalto, em Brasília.

Reprodução: Consea Nacional

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s