Operação “carne fraca”

A Polícia Federal em uma megaoperação desarticula esquemas envolvendo funcionários do Ministério da Agricultura que recebiam propina para burlarem a venda de carne sem devida inspeção técnica. Segundo a PF, os agentes públicos usufruíam dos cargos de fiscalização para cobrarem propina e facilitava a comercialização de carne adulterada com produtos químicos, muito deles impróprio para consumo.

Chamada de “Carne Fraca” a ação envolveu mais de 6 Estados e 21 frigoríficos no país, tem como objetivo o combate a fraude e venda de alimentos manipulados e vencidos que possam ter sido consumidos, o que deixou o mundo em alerta, pois, o Brasil é líder mundial em exportação de carne atualmente. O presidente Michel Temer anunciou que todos os 21 frigoríficos citados passaram por um supervisionamento mais rígido. A associação Brasileira das Industrias Exportadoras de Carne (AIBEC) juntamente a Ação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) suspenderam cinco unidades de produção, sem operar no mercado interno e externo.

A Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional se posicionou em seu site oficial “O Consea recomenda à população a prática dos princípios estabelecidos pelo Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde com a participação da sociedade civil, que apresenta padrões de alimentação saudável baseados em alimentos in natura e minimamente processados, provenientes de sistemas socioambientalmente sustentáveis e circuitos de comercialização direta, em detrimento de alimentos ultraprocessados.”.

Sobre a suspensão do consumo de carne, não houve recomendações da Polícia Federal e o Ministério da Agricultura em relação a ameaças aos consumidores.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s