10 passos para alimentação adequada e saudável

Uma alimentação adequada contribui significativamente para uma vida mais saudável e longa. A composição de alimentos variados devem suprir todas as necessidades nutricionais, a qualidade da refeição é definida como satisfatória quando as escolhas dos alimentos pertencem aos grupos de alimentos básicos para isso damos 10 dicas para escolha desses alimentos.

1- Fazer de Alimentos In Natura ou minimamente processados a base da alimentação:

Alimentos in natura ou minimamente processados são a base ideal para uma alimentação nutricionalmente balanceada, saborosa, culturalmente apropriada e promotora de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável. São os alimentos obtidos diretamente da natureza, tais como grãos, tubérculos, frutas, hortaliças, carne, leite e ovos. Quando passam por alterações mínimas (limpeza, empacotamento, secagem, moagem, congelamento), eles se tornam minimamente processados.

2- Utilizar óleo, gordura, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos:

Óleo, gordura, sal e açúcar contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação, mas devem ser utilizados com moderação e em pequenas quantidades em preparações culinárias.

3- Limitar o consumo de alimentos processados:

Em pequenas quantidades, podem ser consumidos como ingredientes de preparações culinárias ou parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados.

4- Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados:

Alimentos ultraprocessados são formulações industriais. Com frequência, possuem altos teores de gorduras, açúcares e sódio. Em sua composição levam conservantes e aditivos. Segundo o Ministério da Saúde, a composição nutricional desbalanceada, inerente à natureza dos ingredientes dos alimentos ultraprocessados, favorece doenças do coração, diabetes e vários tipos de câncer, e ainda tendem a afetar negativamente a cultura, a vida social e o meio ambiente.

5- Comer com regularidade, atenção e em companhia:

Procure fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias. Coma sempre devagar e desfrute o que está comendo. Sempre que possível, prefira comer em companhia de familiares e amigos.

6- Prefira alimentos orgânicos livres de agrotóxicos e compre em locais que ofertem variedades de alimentos in natura:

Prefira legumes, verduras e frutas da estação, cultivados localmente, respeitando o meio ambiente e livres de agrotóxicos. Questione sempre de onde veio e como foi produzido o seu alimento. Procure fazer compras de alimentos em mercados, feiras livres, feiras agroecológicas ou diretamente dos agricultores e agricultoras.

7- Evite alimentos transgêneros:

Observe com atenção as informações das embalagens dos produtos. Verifique se o alimento foi produzido utilizando algum produto transgênico. Se sim, deverá aparecer este símbolo . Apesar de liberados no Brasil, existe uma grande polêmica no meio científico quanto à segurança desses produtos para a saúde humana. Utilizando o princípio da precaução, é melhor evitá-los.

8- Desenvolver, exercitar e partilhar habilidades culinárias:

Se você tem habilidades culinárias, procure desenvolvê-las e partilhá-las, principalmente com crianças e jovens, sem distinção de gênero. Se você não tem habilidades culinárias – e isso vale para homens e mulheres –, procure adquiri-las.

9- Planejar o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece:

Faça da preparação de refeições e do ato de comer momentos privilegiados de convivência e prazer. Divida com os membros de sua família a responsabilidade por todas as atividades domésticas relacionadas ao preparo de refeições.

10- Ser crítico quanto a informações, orientações e mensagens veiculadas em propagandas comerciais:

Avalie com crítica o que você lê, vê e ouve sobre alimentação em propagandas comerciais e estimule outras pessoas, particularmente, crianças e jovens, a fazerem o mesmo. Pense sempre que o ato de comer é também um ato político.

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Fonte: GGSAN – Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional

 

 

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